segunda-feira, 24 de julho de 2017

Buemi vs Di Grassi, dentro... e fora das pistas

Com dez pontos de diferença entre ambos, Lucas di Grassi e Sebastien Buemi são os favoritos ao título da Formula E em 2017, na semana em que o campeonato se encerra, nas ruas de Montreal, no Canadá. E com este duelo, o suíço e o brasileiro não esqueceram como as coisas acabaram em 2016, quando ambos colidiram em Londres, na primeira volta da última corrida da temporada, com o suíço a levar a melhor.

Buemi - que como sabem, ficou de fora das corridas de Nova Iorque por causa dos seus compromissos com o WEC em Nurburgring - deu uma entrevista à Autosport britânica onde falou que, apesar de não ter problemas com Di Grassi fora da pista, afirmou que dentro dela, perdeu o respeito por ele devido ao que aconteceu.

"Eu respeito Lucas como piloto, mas não respeito o que aconteceu ano passado. As pessoas dentro da competição sabem exatamente o que aconteceu por lá", afirmou. "Se uma batida como aquela se repetir, o que você acha que as pessoas vão pensar? Será difícil explicar. A reputação dele não pode passar por algo como aquilo de novo, não é?", questionou.

"No ano passado, em vez dele dizer 'tentei tudo e perdi e a situação aconteceu daquela forma, sinto muito', disse que a culpa era minha por ter travado cedo demais. Foi disso que eu não gostei e não achei correto. Você pode levar as coisas só até determinado ponto, mas existe um limite e ele passou muito por esse limite", continuou.

"Eu prefiro perder com dignidade a tentar ganhar de um jeito que depois eu consiga me olhar no espelho. Ele pode dizer o mesmo? Não sei, pergunta para ele. Agora já foi feito e passou. Tivemos boas batalhas desde então e não há mais um grande problema da minha parte", concluiu.

É claro que as coisas até estavam adormecidas até este momento, e muitos tinham até esquecido o incidente, mas parece que o piloto suíço não o esqueceu, sobretudo quando está mais uma vez numa posição privilegiada de alcançar nova conquista, já que o brasileiro não aproveitou muito nestas corridas em Nova Iorque - um quarto e um quinto posto - e não o passou no campeonato, quando havia 50 pontos em jogo. Aliás, o grande beneficiário desse fim de semana foi Sam Bird, no seu DS Virgin, vencedor de ambas as corridas.

Di Grassi não perdeu muito tempo e decidiu contra-atacar esta segunda-feira, numa entrevista à Motorsport.com. Ali, ele disse que "tinha um problema com a pressão" e apontou mais defeitos.
"Ele [Buemi] perdeu o campeonato na primeira temporada com um erro bastante simples, quando ele fez um pião na primeira volta e perdeu tudo", começou por dizer. "Então você pode ver claramente que ele tem alguns problemas nesta área", continuou.

"Todos sentem a pressão de uma maneira diferente, é claro. Ele tem uma grande pressão neste fim de semana, muito mais do que eu, porque todos estarão esperando para ver se esses erros voltarão [a acontecer] em Montreal".

Depois, continuou o ataque: "Eu não levo as suas opiniões a sério ou o que suas opiniões realmente valem. Acabo de agir da minha maneira natural e normal. Esta é a minha abordagem e se ele está feliz ou não com isso, é completamente irrelevante para mim".

"Ele parece ter opiniões fortes ainda sobre Battersea e a maneira como eu me comportei e, se não for o jeito que ele pensa que devo me comportar, novamente, eu digo que é irrelevante para mim. É isso já passou. Eu digo e penso o que [acho que] é correto. Às vezes eu não sou politicamente correto, como você pode ver na minha conta do Twitter às vezes, então eu digo o que eu penso e é assim como é".

E voltou a dizer aquilo que ele considera o seu grande defeito: a pressão. 

"A pressão está sobre ele. Se ele não tiver um bom final de semana eu vencerei o campeonato. O título é mais difícil para mim, obviamente, então vou tentar vencer, vou fazer o meu melhor e se eu ganhar as duas corridas, serei campeão. Eu vou tomar mais riscos do que eu faria se eu estivesse 10 pontos à frente. Tenho pouco a perder e muito a ganhar. Buemi só pode realmente perder e, como já vimos no passado, ele e a sua equipa podem cometer erros", concluiu.

Com 50 pontos em jogo, é verdade que são os únicos que podem lutar pelo título mundial, mas também existem outros pilotos que poderão incomodar na luta pela vitória, desde os Mahindra de Felix Rosenqvist e Nick Heidfeld, até aos DS Vigrin de Sam Bird, que venceu as corridas de Nova Iorque, e de José Maria Lopez, passando pelo Techeetah de Jean-Eeic Vergne.

As corridas canadianas acontecem no fim de semana de 29 e 30 de julho, nas ruas de Montreal

Sem comentários: